segunda-feira, 18 de janeiro de 2010


AS CRÔNICAS DE NÁRNIA
Todos os Contos

As Crônicas de Nárnia (título no Brasil) ou As Crónicas de Nárnia (Título em Portugal)(The Chronicles of Narnia, no original em inglês) é uma série de sete livros de romance e fantasia para o público infantil, escrita pelo autor irlandês Clive Staples Lewis (conhecido simplesmente como C.S.Lewis). É a obra mais conhecida do autor, e a série é considerada um clássico da Literatura Infantil, tendo vendido mais de 120 milhões de cópias em 41 idiomas. Escrito por Lewis entre 1949 e 1954 e ilustrado por Pauline Baynes, As Crônicas de Nárnia foram adaptados diversas vezes, inteiramente ou parcialmente, para o rádio, televisão, teatro e cinema. Além dos tradicionais temas cristãos, a série usa caracteres da mitologia Grega e Nórdica, bem como os tradicionais Contos de Fadas.


Na Ordem de Publicação ...



The Lion, the Witch and the Wardrobe (1950)




O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (do inglês The Lion, the Witch and the Wardrobe), concluído durante o inverno de 1949 e publicado em 1950, é o primeiro romance da série em ordem de publicação, porém o segundo em ordem cronológica. Narra a história de quatro crianças humanas: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie, que através de um antigo e



misterioso guarda-roupa, chegam ao mundo de Nárnia, um exuberante país, mas que enfrenta um terrível e prolongado inverno, imposto pela falsa rainha do país – a Feiticeira Branca – e que já completava cem anos. Com ajuda do grande e poderoso leão, Aslam, os irmãos Pevensie devem derrotar a terrível bruxa e trazer, enfim, paz à Nárnia e a todos os que nela habitam.


...


Prince Caspian (1951)



Príncipe Caspian (do inglês Prince Caspian ou mesmo Prince Caspian: The Return to Narnia), concluído durante o outono de 1949 e publicado durante 1951, é o segundo livro da série a ser publicado, porém o quarto em ordem cronológica. Narra o retorno dos irmãos Pevensie à Nárnia, lugar onde teriam passados 1300 anos, enquanto que no nosso mundo, apenas um. Durante esse tempo, muitas coisas aconteceram: telmarinos – humanos que vivem em Telmar, próximo à Nárnia – invadem o país, desmatando os bosques e assassinando as criaturas narnianas. É nesse momento que os Pevensie conhecem Caspian X, um bondoso príncipe telmarino, e juntos, deverão derrotar o telmarino e falso rei de Nárnia, Miraz – tio de Caspian –, o atual comandante destes massacres no país. Para este plano se concretizar, eles terão, novamente, a ajuda de Aslam.



The Voyage of the Dawn Treader (1952)



A Viagem do Peregrino da Alvorada ou A Viagem do Caminheiro da Alvorada (em inglês The Voyage of the Dawn Treader), concluído durante o inverno de 1950 e publicado em 1952, é o terceiro livro da série a ser publicado, porém o quinto em ordem cronológica. Neste romance, apenas Edmundo e Lúcia Pevensie retornam à Nárnia, porém desta vez, com seu incômodo e emburrado primo Eustáquio Mísero. Juntos de Caspian X – atualmente o rei de Nárnia – e do rato Ripchip, eles viajam à bordo do navio Peregrino da Alvorada, pois devem encontrar Os Sete Fidalgos, banidos por Miraz. Agora, enfrentarão diversos perigos e aventuras em inúmeras ilhas e como sempre, com a ajuda de Aslam.


The Silver Chair (1953)



A Cadeira de Prata ou O Trono de Prata (em inglês The Silver Chair), concluído por Lewis durante a primavera de 1951 e publicado em 1953, é o quarto livro da série em ordem de publicação, o sexto em ordem cronológica e o primeiro livro em que os Pevensie não aparecem. Nesta fantástica aventura, apenas Eustáquio Mísero e sua amiga de escola, Jill Pole vão à Nárnia; eles devem encontrar o Príncipe Rilian, o filho desaparecido do rei Caspian X – agora, uma pessoa idosa à beira da morte – . Com os conselhos de Aslam, Eustáquio e Jill devem percorrer Nárnia em busca de Rilian, e acabam por descobrir que o príncipe foi sequestrado e hipnotizado pela Feiticeira Verde, que planeja, através do próprio Rilian, tomar Nárnia.


The Horse and his Boy (1954)




O Cavalo e seu Menino ou O Cavalo e seu Rapaz (em inglês The Horse and his Boy), concluído durante a primavera de 1950 e publicada durante 1954, é o quinto romance da série a ser publicado, porém é o terceiro em ordem cronológica, pois se passa durante A Era de Ouro em Nárnia, ou seja, durante o reinado dos irmãos Pevensie. Narra a história do cavalo falante Bri e do garoto Shasta, ambos, detidos em cativeiro na Calormânia. Durante a fuga, estes descobrem que a Calormânia pretende invadir Nárnia através da Arquelândia. Agora eles devem impedir que este ataque ocorra, mas para isto, passarão por incríveis aventuras, junto de Aravis e Huin.


The Magician's Nephew (1955)




O Sobrinho do Mago ou O Sobrinho do Mágico (em inglês The Magician's Nephew), concluído durante 1954 e publicado em 1955, é o sexto livro da série a ser publicado e o primeiro em ordem cronológica. Este romance, narra os acontecimentos durante os primórdios de Nárnia, preenchendo as lacunas deixadas no livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Através de uns anéis mágicos fabricados por André Ketterley (também conhecido como Tio André), Digory Kirke e Polly Plummer viajam até Charn – um mundo muito antigo sem vida – onde acabam por libertar acidentalmente Jadis, a Feiticeira Branca. Depois de muitos acontecimentos, eles chegam a um mundo que acabara de ser criado por Aslam, Nárnia. O livro também relata a origem do guarda-roupa e de como ele foi parar no nosso mundo.


The Last Battle (1956)




A Última Batalha (em inglês The Last Battle), concluída durante a primavera de 1953 e publicada durante 1956 é o último romance a ser publicado e também o último em ordem cronológica. Depois que a Calormânia, juntamente como seu líder, Tash, invadem Nárnia, ocorre uma grande e violenta guerra. Aslam, então, decreta o fim de Nárnia, fazendo as estrelas descerem do céu, o sol se apagar e inundando todo o resto. Todos os humanos e criaturas boas e fiéis à Aslam, vão para o paraíso conhecido como País de Aslam; lá, todos os "amigos de Nárnia" – os Pevensie, Caspian X, Eustáquio, Jill, Digory, Polly – se encontram, exceto Susana Pevensie, que havia "esquecido-se" de Nárnia, por causa das coisas materialistas.




Por Everson!


Nenhum comentário:

Postar um comentário