quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

MOONSPELL


...


Em meados de 1989 surgia a banda Morbid God, ainda inexperiente, sem bons instrumentos e sem um bom local para ensaiar. Somente no ano seguinte seria registada em estúdio a primeira música da banda, no formato de Promo-tape e com o título de "Serpent Angel". Este grupo só conseguiu se estabilizar em 1993, lançando a sua primeira Demo-tape.

Foi em 1992 que a banda mudou o nome para Moonspell. Em 1993 os Moonspell (Fernando Ribeiro (vocalista) e Mike Gaspar (bateria) gravaram a demo Anno Satanae, que garantiu um contrato com a editora francesa Adipocere para a gravação de um mini-cd que foi editado um ano depois com o nome "Under the Moonspell". Em 1995, e já na Century Media, editaram o seu primeiro cd, intitulado "Wolfheart". Neste cd os Moonspell quebraram com o seu antigo estilo, Black Metal, para produzirem um cd bem Gothic Ambiente com influências de Folk e Black Metal. O cd foi um sucesso, e colocou finalmente os Moonspell na cena de metal internacional. O cd que se seguiu, Irreligious, foi lançado em 1996, cujo single, Opium (música inspirada no poema Opiário de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa), continua a ser uma das músicas mais conhecidas deles até hoje. Em 1998 é lançado o "Sin/Pecado", como elementos eletrônicos sendo adicionados ao som da banda, num trabalho belo e experimental, em seguida (1999) viria o "The Butterfly Effect", elevando ainda mais essa face experimental/eletrônica. Em 2001, o álbum "Darkness and Hope" aparece com uma sonoridade gótica, sendo aclamado pelos fãs, que em seguida ficariam extasiados com o "The Antidote" (2003), álbum mais agressivo, porém, mantendo a característica da banda e tido por alguns fãs como o melhor álbum.


Em 2006 sai o considerado melhor álbum da banda 'Memorial' que atingiu o top português na primeira semana em que esteve à venda. Adjuvados pelo sucesso do último álbum, os Moonspell ganharam em Novembro de 2006 o prêmio de Best Portuguese Act dos MTV Europe Music Awards!. Em 2007 editam um novo álbum, intitulado "Under Satanae", composto por regravações das primeiras demos. A 19 de Maio de 2008 sai o mais recente álbum da banda com o nome "Night Eternal" seguido, em Dezembro do mesmo ano, pelo muito aguardado duplo DVD "Lusitanian Metal" contendo várias gravações ao vivo desde o início da banda até 2004 e uma entrevista.


As influências portuguesas podem ser encontradas na música do Moonspell, na maior parte através dos poemas líricos. Embora a maioria de suas canções estejam no inglês, “Trebraruna”, “Alma Mater” e “Atægina” de “Wolfheart”, “Full Moon Madness” do “Irreligious”, “Than the Serpents in my Hands” do “Darkness and Hope” são cantados em português ou em característica no portuguesa. Na música "Chorai Lusitânia", do Under the Moonspell, é possível ouvir arranjos de guitarra portuguesa tradicionais. “Trebaruna” e “Ataegina" são sobre as deusas da mitologia Lusitana. Os primeiros quatro versos de “Than the Serpents in my Hands” foram escritos por Mário Cesariny. Moonspell regravou a canção “Os Senhores da Guerra” de Madredeus.

...



Lusitanian Metal - LIVE (2008)
Download


Night Eternal - Edição Limitada (2008)
Download


Under Satanae (2007)
Download


Memorial - Edição Especial (2006)
Download


The Antidote (2003)
Download


Darkness and Hope (2001)
Download


The Butterfly Effect (1999)
Download


Sin/Pecado (1998)
Download


Irreligious - CD Duplo (1996)
Download (CD 1)
Download (CD 2)


Wolfheart - CD Duplo (1995)
Download (CD 1)
Download (CD 2)


Por Everson!


Nenhum comentário:

Postar um comentário