terça-feira, 19 de janeiro de 2010


A BÚSSOLA DE OURO
Philip Pullman


Northern Lights (A Bússola de Ouro no Brasil; Os Reinos do Norte, em Portugal) é o primeiro volume da trilogia His Dark Materials, série escrita pelo inglês Philip Pullman.

Publicado inicialmente em 1995 na Inglaterra, o livro traz como protagonista a menina Lyra Belacqua, que possui habilidade inigualável de contar mentiras. Ela, assim como todas as pessoas de seu mundo, possui um Daemon (a materialização externa da alma na forma de animal), chamado Pantalaimon. A história se passa num mundo paralelo ao nosso.

Durante algum tempo no processo anterior à publicação, a série era referida como "The Golden Compasses", o que, em português, seria "Os Compassos Dourados" (a palavra compass em inglês pode significar tanto "bússola" quanto "compasso"). Pullman então se decidiu pelo título "Northern Lights" ("Luzes do Norte" ou "Aurora Boreal") para o primeiro livro da série, e continuou a se referir à trilogia como The Golden Compasses. Tanto este nome quanto o que viria a ser adotado na Inglaterra vêm de um verso da obra "Paraíso Perdido".

Nos Estados Unidos, em suas discussões sobre a publicação do primeiro livro, os editores Alfred A. Knopf vinham chamando-o The Golden Compass (omitindo o plural), que eles equivocadamente supunham se referir ao aletômetro de Lyra, já que o objeto superficialmente se parece com uma bússola. Entrementes, no Reino Unido, Pullman substituíra The Golden Compasses por His Dark Materials ("Seus Materiais Sombrios") como título para a trilogia. Segundo Pullman, os editores tinham ficado tão afeiçoados ao nome "The Golden Compass" que insistiram em publicar o primeiro livro da série sob este título na edição americana, em lugar de Northern Lights, usado no Reino Unido e na Austrália.



DO LIVRO

...

Lyra Belacqua é uma garota de 12 anos que foi criada por catedráticos na tranquila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer misteriosamente, sequestradas por um grupo misterioso de pessoas chamadas popularmente de Gobllers.

Após conhecer a Sra. Coulter, uma importante e influente mulher, Lyra deixa a universidade para viver e aprender com ela, e parte com um objeto em suas mãos: o aletiômetro, antiguidade raríssima capaz de dizer a verdade. Mas, Lyra foge e inicia sua jornada nas terras gélidas do Polo Norte com os Gípcios, e acaba encontrando ursos de armadura, feiticeiras, aeróstatas, exploradores, e crianças capturadas para cortarem seus Daemons.


... NOTA ...


O livro gerou polêmica por alegadamente retratar de maneira negativa a Igreja e a religião. Alguns críticos veem a trilogia de Pullman como uma refutação direta à série Crônicas de Nárnia, notória por seu teor religioso e alusões ao cristianismo. As críticas da parte de instituições religiosas, principalmente nos Estados Unidos (onde até mesmo boicotes foram organizados), contribuíram grandemente para o baixo arrecadamento do filme no dito país. Em contraste, o filme foi um grande sucesso no resto do mundo.

Apesar da controvérsia, o livro rendeu ao autor prêmios como The Guardian Children’s Fiction Prize, Carnegie Prize e a indicação da Publishers Weekly como o melhor livro de 1996 para público jovem.


Download do Livro


Por Everson!



Nenhum comentário:

Postar um comentário